o dragão chinês e suas lendas

12:09




Imagem relacionada

Olá gente! Já queria me desculpar pelo sumiço de ontem, como era feriado, eu fui viajar com a família de uma amiga, foi uma viagem muito legal e diferente, além de ser a primeira vez que saí do estado de São Paulo e já estou me sentindo uma viajante, mesmo que não fui tão longe assim. Enfim, no post de hoje eu vim trazer uma das coisas que mais me encanta na China: a mitologia!

Na verdade, como a mitologia chinesa é MUITO RICA (até mais do que consigo imaginar) vim falar sobre o tão famoso e idol do país hehe: Dragão chinês! Preparados? Vamos lá!

Imagem relacionada

Há muita história que envolve essa criatura mística, um pouco diferente do que vemos no ocidental. Há um mito que diz que o dragão foi um dos animais sagrados convocado por Pan Ku (deus criador) para a construção do mundo.

Também acredita-se que ele é o regulador das águas, sendo atribuído há vários dragões determinadas personificações. O dragão na verdade é construído com várias partes de outros animais místicos e eu achei uma lenda na internet muito fofa sobre a criação desse "ser", vou tentar resumir, sem perder a essência.

Há muito tempo atrás os chineses viviam em tribos sob a proteção de espíritos bondosos representados por animais e cada tribo era defensor do seu animal protetor: os pescadores eram defensores dos peixes, os homens comuns das montanhas e pássaros, os cavaleiros das planícies e cavalos, os homens dos planaltos das serpentes e os camponeses dos arrozais dos búfalos.

Porém, para defender seus animais eles faziam inúmeras guerras e elas nunca teriam fim, até que as crianças (Deus abençoe esses seres puros) decidiram guerrear contra a guerra, então criaram um animal, um espírito defensor, que protegia todos ao mesmo. Ele reunia todas as características dos outros animais defensores, podia viver com eles e os proteger. Ele tinha corpo de serpente, escamas de peixe, patas de pássaros, cabeça de cavalo e chifres de búfalo, o nome dado foi: DRAGÃO.

A verdade é que há inúmeras lendas da criação desse animal místico que representa muito bem a China. Inclusive por muito tempo ele foi símbolo do Imperador e da realeza, sendo empregado pelo Imperador Qin Shi Huang que diz que imortalizou-se como um dragão que assemelhava-se ao seu emblema e ascendeu aos céus.

Flag of Dinastia Qin

Um fato interessante é que como muitas pessoas acreditam ter por antepassado esse imperador, elas chama-se de "os descendentes do dragão". A criatura foi usualmente associada como símbolo do poder e força do império, sendo estampado em bandeiras e emblemas levantados em lutas e guerras.

Há inúmeras lendas e histórias em que envolvem o poderoso dragão chinês, vou enumerar alguns: 

  1. Huanglong, o Dragão Amarelo, conhecido pela sua sabedoria.
  2. Yinglong é um servo poderoso de Huangdi. Uma lenda diz que Yinglong ajudou um homem chamado Yu (禹) a parar uma enchente do Rio Amarelo abrindo canais com sua cauda.
  3. Os Reis Dragões são os quatro governantes dos quatro oceanos (cada um corresponde a um ponto cardeal). Eles vivem em palácios de cristal no fundo do mar de onde governam a vida animal.
  4. Fucanglong é um dragão do mundo subterrâneo que guarda os tesouros enterrados. Sua saída da terra provoca a erupção de vulcões.
  5. Shenlong é um dragão que pode controlar os ventos e as chuvas.
Resultado de imagem para dragão chinês

Agora, não podemos falar de Dragão sem nos lembrar do famigerado: Shenlong de DBZ!

Ele é um dragão impaciente que é chamado quando juntam-se as Sete Esferas do Dragão e pode realizar um desejo por vez, mas pode ser qualquer desejo desde que não excede ao poder do seu criador. Muitas das histórias dos clássicos se passam com as personagens em busca das esferas do dragão para realizar um desejo importante.

Resultado de imagem para dragão chinês

Outro personagem que não podemos esquecer é de Shendu do desenho estadunidense As Aventuras de Jackie Chan. Eu adoro esse desenho, porque como já disse: sou uma grande fã do Jack Chan. Mesmo esse desenho não sendo produzido pela China, ele traz inúmeros fatos da mitologia chinesa. No caso, a imagem do dragão está associado ao lado do mal.

Shendu é um dos oito dragões que quer voltar a vida, mas para isso precisa dos 12 talismãs, que faziam parte de sua parte, mas após ser banido e transformado em estatua deram forma aos talismãs. Lembrando que a história e mitos do desenho não são exatamente "reais" (tendo que "mitologia" não dá exatamente o senso de real, mas vocês entenderam haha eu quis dizer que a história não é exatamente como a mitologia chinesa conta, ok?).

Resultado de imagem para shendu jackie chan desenho

E é isso! Muito obrigada por acompanharem, se tiverem mais alguma lenda ou algo que saibam deixe nos comentários. Os posts relacionados à China vão ser basicamente sobre mitologia e cultura antiga, pois é o que mais admiro no país. Muito obrigada e até a próxima!

Sites importantes de pesquisa

Redes Sociais ⏏
Facebook: @doutroladodomundo1
Instagram: @doutroladodomundo
Twitter: @evacadeoadaoChina

You Might Also Like

0 comentários

Instagram